A culpa nunca é da atual administração, não é verdade?
Voltemos a Grécia para entender o que é o Estado. No começo eram só genos, que evoluíram e passaram a se chamar fratrias; posteriormente crescendo e formando as tribos, que deram origem as cidades-estado. Paremos por aqui, nas cidades-estado.
São elas as responsáveis por tudo o que entedendemos sobre república e poder público - Estado, legisladores, senadores, ordem e manutenção da segurança, etc - e por adotarmos esse modelo. Drácon, Sólon e Clistenes, seguido de Perícles, foram os fundadores da democracia.
Demos = povo e Cracia = poder. Vamos entender a diferença. Em Esparta, por exemplo, no mesmo período, vivia-se uma monarquia, ou diarquia; mono = um e arquia vem de cracia. Pois bem, o governo é do povo, o povo o escolhe. Entretanto, porque reclamam tanto e porque tudo o que acontece é culpa do governo?
Acreditem se quiser, até fenômenos naturais, como chuvas, são motivo para reclamar do poder público. Isso acontece porque somos acostumados a jogar a culpa para o outro, e não admitir que somos errados também.
Quando entendermos que o Estado é algo maior criado para nos auxiliar e que a corrupção sempre existirá iremos compreender as coisas boas que ele nos proporciona.
Paremos de achar tudo ruim e olhemos para as coisas boas. Observemos que ele nos mantém protegidos e bem cuidados, sob sua polícia e sobre sua vigia. Com os seus impostos, ele nos traz coisas muito boas, como estradas bem conservadas e com fiscalização.
Agora que você deve estar dizendo: mas que cara idiota. Pense comigo.
O Brasil foi construído por mentirosos e desonestos. A minha opnião de nada vale. E acredite, tudo o que eu falei é pura mentira.
Ou alguém pensou que era verdade?